A notícia já é meio antiga, mas o tema ainda está em discursão. Não deixem de dar sua opinião e discutir esse assunto e muitos outros nas plenárias do Planejamento Participativo de Guaraí.
Povoado Matinha gera polêmica entre Colmeia e Guaraí TO
O prefeito de Colmeia, Ermilson Pereira da Silva (PT), e o vereador Sebastião Caetano, o Tião da Matinha (DEM), visitaram, na sexta-feira, o JT para falar sobre um impasse entre o município e o vizinho Guaraí. Segundo eles, a administração do povoado Matinha, localizado entre os dois municípios tem causado prejuízos a Colmeia.
Isso porque, de acordo com eles, na contagem populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o povoado (que atualmente possui 500 habitantes) integra o município de Guaraí - que recebe os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), inclusive os recursos relativos ao povoado. Eles disseram que pediram auxílio à Assembleia Legislativa (AL) para resolver o problema. No entanto, o prefeito afirmou que a administração de Colmeia é quem arca com as despesas do povoado. “Todo o ônus é de Colméia, mas o bônus é de Guaraí. Colmeia é um município que está sendo penalizado de forma injusta e cruel”. Ele disse que caso não consiga resolver o problema, chamará a Prefeitura de Guaraí à responsabilidade.
O prefeito de Guaraí, Milton Alves da Silva, Padre Milton (PT), afirmou que o povoado deve ficar sob responsabilidade do município que administra. “O IBGE conta como Guaraí, mas a gestão é de responsabilidade de Colmeia, não de Guaraí, por isso tem essa dificuldade.” Ele disse que politicamente o povoado está ligado a Colmeia, mas geograficamente é ligado a Guaraí, e expôs quatro motivos para fazer com que o povoado Matinha deva ficar sob responsabilidade de Guaraí: “Todo o relacionamento afetivo da comunidade é com Guaraí, todas as terras da região estão tituladas em Guaraí, o IBGE conta (a população) como Guaraí, toda a movimentação financeira (da Matinha) é daqui”. O prefeito disse concordar que o repasse do FPM é feito para Guaraí, mas ressaltou que tem atendido, de acordo com as possibilidades, as solicitações da comunidade da Matinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário